Tabela do Brasileirão 2011

Tabela do Brasileirão 2011
Tabela do Brasileirão 2011: clique na bola e veja como está o seu time na tabela

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Joelhos a salvo

Joelho a salvo

A ciência inocenta a atividade física da falsa acusação de causar danos nessa articulação importante

Durante uma corrida, o impacto entre o pé e o solo dobra. E essa sobrecarga repercute, sim, no joelho. Mas ele lida bem com o volume extra de trabalho - e, se não há exagero ou alguma contraindicação como as citadas abaixo, sai até no lucro.
Uma revisão de 28 artigos da Universidade  Monash, Austrália, conclui: quem sua a valer tem a junta fortalecida. Ou seja, diferentemente do que muitos imaginam, a cartilagem do joelho é fortalecida pela atividade física.
"A cartilagem, por exemplo, é mais espessa nessa gente". constata Ricardo Nahas, médico do esporte e ortopedista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. " Mas é claro que uma enorme sobrecarga pode causar alterações prejudiciais", alerta.
Está aí mais uma razão para buscar orientação constante de um bom profissional - afinal, só ele é capaz de delimitar os seus limites corretamente e, dessa maneira, deixar seu joelho firme e forte por muito tempo.

Cuidado com...

...obesidade e gestação
O peso de sobra mexe com a posição corporal: a base da coluna vai pra frente e os membros inferiores, durante uma passada, fazem movimentos em forma de arco. E tamanhas modificações acabam exigindo em demasia do aparelho locomotor como um todo.

...lesões anteriores
Elas comprometem certas estruturas e, aí, deixam a articulação pouco resistente aos abalos constantes de uma corrida.

...alterações ortopédicas
Pés desalinhados, pernas fora de eixo e por aí vai dificultam a absorção de impacto.

Marcos Hanry
Fonte: Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário