Tabela do Brasileirão 2011

Tabela do Brasileirão 2011
Tabela do Brasileirão 2011: clique na bola e veja como está o seu time na tabela

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A CIÊNCIA DO ESPORTE E OS LIMITES HUMANOS – OS SEGREDOS DOS ATLETAS OLÍMPICOS

2º ANO MÉDIO – 4º BIMESTRE
TEMA PRINCIPAL: A CIÊNCIA DO ESPORTE E OS LIMITES HUMANOS – OS SEGREDOS DOS ATLETAS OLÍMPICOS.
Você tem noção de como um atleta olímpico é preparado para ganhar uma medalha de ouro?
O que está por trás de tudo isso você verá durante estas aulas.

A MÁQUINA HUMANA BUSCA AS VITÓRIAS SUPERANDO OS PRÓPRIOS LIMITES  
A ciência do esporte reconhece que o corpo humano encosta-se a limites decisivos. Daqui para frente, os ganhos nas marcas olímpicas serão muito pequenos – e os recursos para chegar a eles, perigosos demais.
A pouco mais de um ano das últimas Olimpíadas do século, os grandes atletas do mundo nunca estiveram tão longe de bater um recorde. Por mais que se torça o nariz para o fato, a magnífica máquina do corpo humano está chegando aos seus limites. As próprias competições olímpicas mostram isso. Nos Jogos de Seul na Coréia em 1988, nada menos que 75 marcas foram quebradas. Quatro anos depois, em Barcelona em 1992, o número caiu para 21 marcas quebradas. Em Atlanta nos EUA, despencou para apenas 13 marcas batidas. O que vai acontecer em outras olimpíadas futuras? Quantas marcas serão quebradas? Será que não haverá mais quebras de recordes?
Por mais que se façam testes, há tantas variáveis no desempenho de um esportista que qualquer previsão teria o valor de uma loteria. Mas basta olhar a evolução das marcas ao longo dos anos para perceber que os recordes caem com dificuldade cada vez maior, sempre por frações de tempo ou de espaço infinitesimais. Para alguns cientistas do esporte, essa lenta queda é por si só, uma prova de que não há como ir muito mais longe.
“O limite biológico do motor humano já foi alcançado em diversas modalidades”, afirmou o cardiologista Wildor Hollmann chefe do laboratório de medicina do esporte de Colônia, na Alemanha, um dos mais renomados centros internacionais de estudo sobre o assunto. ”Daqui para frente poucas marcas serão superadas”. O fisiologista norueguês Stephen Seiler diz: “Se descontarmos os ganhos produzidos por pista, sapatilhas e técnicas de treinamentos, sobra muito pouco de avanços fisiológicos”. É por isso que os cientistas não param de produzir novos recursos capazes de melhorar, ainda que de maneira quase insignificante, o desempenho dos super-homens. O mínimo, para os atletas de hoje, é simplesmente o máximo.  

> Questionamentos do texto – responda no caderno:
1. O que significa “bater um recorde” em atividades esportivas?
2. A ciência do esporte reconhece que o corpo humano encosta-se a limites decisivos. Daqui para frente, os ganhos nas marcas olímpicas serão muito pequenos – e os recursos para chegar a eles, perigosos demais. O que a frase sublinhada tenta explicar ou alertar?
3. Em competições atuais, além da parte física e do treinamento dos atletas, quem ajuda os atletas a baterem os recordes e a superar mais limites?
4. O mínimo, para os atletas de hoje, é simplesmente o máximo. O que você entendeu por esta frase?
5. O que é “LIMITE BIOLÓGICO”?
6. O que significa: AVANÇOS FISIOLÓGICOS?












 PULMÕES: QUANDO A RESISTÊNCIA TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL
Provas longas exigem muito ????????. É na presença dele que a ????? é queimada para produzir energia. O  treinamento consegue aumentar um pouquinho a capacidade de aproveitamento do oxigênio pelos músculos, mas não indefinidamente. É o segundo limite, determinado pela medida fisiológica chamada de VO2 Max, que é o volume máximo de oxigênio consumido pelo organismo a cada minuto. Ele é proporcional ao peso do corpo e depende da capacidade de bombeamento do ??????? e de um bom sistema de irrigação sanguínea. “Uma revisão da literatura médica dos últimos 20 anos mostra que os valores de VO2 Max se estabilizaram”, explica o médico Turíbio Leite da Universidade Federal de São Paulo. “O limite, tudo indica, já foi atingindo”. Se há esforço extra, o corpo bloqueia com ???. Se o atleta teimar, o ?????? pode se romper. Não há como vencer o embate.





 O CORAÇÃO DOS SUPERATLETAS TAMBÉM TEM LIMITES
CORAÇÃO: Nos superatletas, a musculatura do ventrículo esquerdo pode aumentar em 75%. Com isso, ele chega a bombear 45 litros de sangue por minuto, mais que o dobro do que a população em geral, que trabalha com cerca de 20 litros. Mas, como a dilatação das artérias só vai até certo ponto, o fluxo sanguíneo não poderia aumentar sem que isso elevasse perigosamente a ?????? ?????.
O coração é o principal órgão com relação à prática de atividades físicas. Pois, é ele o responsável pela distribuição do sangue e conseqüentemente, da distribuição da ????, dos ??????? e do transporte do ??????? para todas as células.
É pela sua grande importância que antes da realização de qualquer programa de atividades físicas, é preciso fazer um check-up completo para ver as condições em que ele poderá trabalhar. Não podemos esquecer também, que ele tem um limite a ser respeitado é a FCM.

¨ Questionamentos
1.  Em provas longas é exigido do corpo, uma boa quantidade de que substância?  
2. O trabalho dos pulmões são importantes no esporte, mas dependem de quem mais?
3. Se o corpo já chegou a seu limite, ele avisa de que forma?
4. No texto, onde explica grande diferença entre o coração dos superatletas e de pessoas normais?
5. Se forçar demais, as artérias podem se dilatar e provocar o que?





TEMA PRINCIPAL: TREINANDO E ADAPTANDO O CORPO PARA COMPETIÇÕES – RITMO BIOLÓGICO
O ritmo do funcionamento do nosso corpo está adaptado aos hábitos alimentares, físicos e às condições ambientais, como localização geográfica e clima, do local em que vivemos. Com isso, quando viajamos para outra cidade, em geral para outro país, precisamos de um determinado tempo para que nosso corpo adapte-se àquelas novas características. Esse período, conhecido como aclimatação, é importante para qualquer pessoa e, principalmente, para os atletas, que precisam do corpo devidamente preparado para um bom desempenho nas competições.
ALTITUDE e seus efeitos sobre o organismo de atletas: porque quando os atletas do Brasil vão jogar na Cidade do México ou em outra região de elevada altitude, ficam quase sufocados e cansam rapidamente, enquanto os atletas de lá não sentem tanto este problema?

* Efeitos negativos da altitude para um organismo humano:
L  Diminuição do oxigênio – diminuição da resistência das vias respiratórias - redução do trabalho respiratório;
L  Aumento dos batimentos cardíacos: por se tratar de uma situação não comum para o corpo;
L  Aumento da parcela dos raios ultravioleta da luz solar aumentando o risco de câncer de pele e queima da retina;
L  Diminuição do raciocínio – alteração da personalidade causando principalmente mau humor e nervosismo;
L  Diminui a coordenação motora, principalmente de atletas de ginástica;
L  Perturba os mecanismos responsáveis pelo sono(melatonina).
ADAPTAÇÃO(início) e ACLIMATAÇÃO(acostumado):
No início, quando se chegar a locais de elevada altitude, o corpo começará a se Adaptar, ou seja o organismo tenta se defender dos efeitos causados pela altitude. Nos primeiros dias na altitude, o corpo sente as seguintes reações: Aumento dos batimentos cardíacos – Sangramento de nariz (diminuição das plaquetas) – Falta de ar (diminuição do trabalho das hemoglobinas).
Após 5 semanas, o corpo começar a se Aclimatar, que é quando todos os mecanismo de defesa do corpo, já se acostumaram aos efeitos da altitude. Com isso, os efeitos da altitude são menos danosos ao organismo, porque, o corpo começa a adquirir o seguinte: Aumento dos glóbulos vermelhos – aumento dos alvéolos e Aumento das hemoglobinas;
MUDANÇA DE RITMO: O FUSO HORÁRIO
Outra preocupação com relação aos atletas é quanto ao fuso horário. O ritmo biológico controla atividades importantes, como o sono, o metabolismo da água e a temperatura do corpo. O sol através da sua luz é o principal fator de interferência, porque o ritmo biológico é regulado por substâncias cuja liberação está relacionada à quantidade dessa luz. O que ocorre é que estas substâncias(melatonina)são liberadas pela manhã e suas quantidades no organismo vão caindo à medida que chega a noite, até que vem a vontade de dormir. Essas substâncias participam não somente da regulação do sono, como, também, da fome, da atenção, todos fatores importantes para o desempenho físico e mental do atleta.
A rápida mudança de horário, provoca dor de cabeça, fadiga, falta de apetite, variações do ritmo de sono, Para reduzir esses efeitos, é importante um tempo de adaptação do atleta, antes das competições. Isso garante que seu ritmo biológico seja reajustado e que ele se apresente em plena forma!
Questionamentos do texto
1.
2.
3.
4.
5.

AULA 2: PORQUE AQUECER E ALONGAR ANTES DE PRATICAR EXERCÍCIOS?
O jogador estar no banco de reservas e dá um pulo quando o treinador avisa: “Você, pode aquecer para entrar em campo”. Um friozinho sobe pela espinha e o atleta fica animadíssimo! Dá uma corridinha, estica para lá, puxa para cá. Esses movimentos iniciais que parecem sem importância são fundamentais antes de se praticar exercícios. Sabe porquê? O organismo precisa se preparar para a prática de qualquer atividade física. Para isso, é indispensável o famoso “aquecimento”. Com movimentos específicos, como pequenas corridas com duração de 4 a 5 minutos, a circulação sangüínea e a temperatura do nosso corpo aumentam, avisando ao organismo que é hora de se exercitar. Assim, os músculos em maior atividade receberão doses extras de oxigênio e nutrientes, como a glicose, garantindo um bom desempenho.
O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:
>> aumento da taxa metabólica;
>> aumento de fluxo sangüíneo local;
>> melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;
>> aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
>> aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
>> diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
>> aumento da velocidade e da força de contração muscular;
>> melhoria na coordenação;
>> aumento da capacidade das articulações à suportar carga.
Além do aquecimento, é necessário, também, o alongamento dos músculos, que deve ser a primeira etapa do aquecimento. Ele prepara determinadas partes do corpo – como braços e pernas – para um certo exercícios. Quem pratica natação, por exemplo, além do aquecimento, precisa de exercícios específicos para alongamentos dos músculos dos braços, porque o esforço na água exigirá muito deles. Agindo assim, lesões dolorosas podem ser evitadas, como estiramentos muscular, que causa danos na estrutura dos músculos. Na verdade, a dor que sentimos é uma proteção do nosso corpo, ou seja, ela indica que alguma parte do corpo está sendo agredida. Por isso, devemos respeitar este aviso, dando repouso a parte afetada. Exercícios que causam muita dor não é correto, nem saudável.
Antes de encerrar a conversa, uma dica: caminhar é uma forma natural de aquecimento que se pode praticar livremente. Sem exageros, é claro!

QUESTIONAMENTOS SOBRE O TEMA ANTERIOR – CADA UM ELABORA DUAS PERGUNTAS PARA RESPONDER E DEPOIS PERGUNTAR AOS OUTROS

Na aula seguinte, ir para quadra para mostrar um aquecimento geral e específico de um determinado esporte(sorteio ou por maioria)

Sugestões para as aulas práticas, pedir aos alunos que elaborem alguns exercícios de aquecimento e alongamento, de acordo com o esporte solicitado pelo professor. Este trabalho pode ser em equipe. E deverá ser corrigido no momento que houver algum erro ou exagero físico.
















AULA 3: FISIOLOGISTA E PREPARADOR FÍSICO: DOIS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELO BOM DESEMPENHO DOS ATLETAS
Quando começa as competições esportivas todo mundo volta os olhos para os atletas. Mas se o técnico se mexe muito no banco, acaba atraindo a atenção da câmera também. E se alguém se machuca na disputa, é o médico que entra em cena. Só que há um personagem fundamental para o bom desempenho dos competidores que quase nunca aparece: é o preparador físico ou o fisiologista! Aposto que você já ouviu falar dele. Será que saberia dize o que ele faz?
É sempre assim: os esportistas vão disputar uma medalha e a gente fica em casa se perguntando como eles mantém aquela forma física. A resposta: com a ajuda de preparadores! “Eles têm a função de fazer o corpo do atleta o mais desenvolvido possível para a prática de determinado esporte”, explica o preparador físico da seleção de brasileira de  judô e de vela, Josué Morais. Eles são fundamentais em todos os esportes, e os atletas sabem que dependem muito dos profissionais para terem bom rendimento. Josué é especialista em método de treinamento desportivo para judocas: “O judô necessita muito de força e resistência, e meu objetivo é buscar o melhor método para o atleta alcançar o seu máximo”.
Hamilton Luiz de Sousa, preparador físico do dueto brasileiro de nado sincronizado, diz o seguinte: “esse profissional tem a missão de montar toda a programação dos treinamentos, tanto a parte física quanto a parte técnica, já que o atleta só atingirá o melhor de sua performance se houver uma conciliação do trabalho técnico com o do preparador”. Quando era criança, Hamilton já adorava esportes e, para ele, essa é uma importante qualidade para quem quer seguir essa carreira. “também tem de estar atento a tudo que é ligado ao meio. Essa profissão vai consumir quase todo o seu tempo útil, porque, mesmo que não esteja treinando os atletas, é preciso programar os próximos exercícios e estar se atualizando: esporte é competição e quem não estiver ligado nas novidades vai ficar sempre para trás”, destaca. Para se tornar um preparador físico é preciso cursar uma faculdade de Educação Física. Se possível, é bom fazer uma especialização em Treinamento Desportivo.
Sabia que o preparador físico não trabalha somente com atletas? Ele pode dar aulas, atuar numa academia ou mesmo ser um preparador físico individual. Hoje em dia, algumas pessoas têm pouco tempo para praticar esportes, então, contratam um profissional que as auxiliam nas horas vagas. Eles são chamados de personal trainers ou, em português, treinadores pessoais.
Quem das informações sobre a profissão e pensa em se tornar preparador físico é preciso ter duas características bem simples: gostar de esportes e de trabalhar com gente. E claro, de estudar muito, para conhecer o corpo humano e tentar prever até que ponto é possível desafiar seus limites.



AULA 4: ONDE ESTÁ A DIFERENÇA DE PERFORMANCE ENTRE ATLETAS PROFISSIONAIS E AMADORES
Quatro dos principais parâmetros usados para medir o nível de condicionamento físico são mostrados na figura acima.
ATLETA PROFISSIONAL:
O atleta profissional é o contrário do amador, é aquele indivíduo em que pratica o esporte como profissão, ganha dinheiro e sobrevive dele.
Os resultados são exigidos em competições esportivas do tipo Olimpíadas ou Pan-americano. Ou seja, o atleta profissional tem todo o aparato tecnológico e vive exclusivamente do esporte para sobreviver e deve estar sempre em busca de resultados
ATLETA AMADOR:
Falando de uma forma bem simples, entende-se por atleta amador, aquele indivíduo em que pratica o esporte por prazer e diversão, sem se preocupar com resultados ou competições esportivas do tipo Olimpíadas ou Pan-americano. Ou seja, o atleta amador não vive do esporte, não tem aparato tecnológico para treinar em busca de resultados.

QUESTIONAMENTOS SOBRE A FIGURA








quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JOGOS OLÍMPICOS VARJOTENSE 2011

Vem aí, mais um evento que virou tradição na cidade de Varjota, os Jogos Olímpicos Varjotense 2011. Com a participação de diversas equipes de várias cidades vizinhas. Esta competição há 10 anos faz a alegria dos esportistas da região. São diversas modalidades esportivas como vôlei, basquete, hand, futsal e modalidades inviduais como atletismo, vídeo game, tênis de mesa, dentre outras. A grande novidade este ano fica por conta das atividades culturais.
Este evento terá a sua abertura nesta sexta 7 de outubro as 18h30 na nova quadra esportiva do bairro do empréstimo que leva o nome de Rita Oliveira Lima.
Um dos destaque desta competição, será a participação dos atuais campeões cearenses de futsal sub-17 masculino da escola Liceu WL(foto ao lado) que utilizará esta competição como preparação para os Jogos Brasileiros em Curitiba no Paraná em dezembro e claro, querendo manter a tradição de ser campeão dos jogos olímpicos varjotense 2011.



Marcos Hanry - Professor e treinador da escola Liceu

Veja abaixo a tabela da competição de futsal em todas as categorias:



VEJA A TABELA, DOS JOGOS SEMIFINAIS E FINAIS DOS JOGOS OLÍMPICOS VARJOTENSE ANOTE E IMPRIMA.

TABELÃO DAS SEMIFINAIS E FINAIS

SEMIFINAIS – SUB 17
SÁBADO 29 DE OUTUBRO – LOCAL: QUADRA RITA GOMES DE OLIVEIRA – NOITE

Jogo
Categoria
Grupos 
EQUIPE



EQUIPE
Grupos
Horário
1
SUB 17
1º do A
PORTO

X

ATLÉTICO  RERIUTA
1º do B
19H00
2
SUB 17
1º do C
UNIÃO DO BALNEÁRIO

X

LICEU WL
1º do D




SÉRIE B – SEMIFINAIS
SÁBADO 22 DE OUTUBRO – LOCAL: RITA GOMES DE OLIVEIRA – QUADRA DO EMPRÉSTIMO

Jogo
Categoria
Grupos 
EQUIPE



EQUIPE
Grupos
Horário
1
SÉRIE B
1º do A
PADARIA FLOR DO TRIGO
0
X
2
FLAMENGO DO EMPRÉSTIMO
1º do B
19h00
2
SÉRIE B
1º do C
SÃO PAULO
1
X
3
RICHESTER
1º do D





SEMIFINAIS FRALDINHAS E SUB 14
SÁBADO 29 DE OUTUBRO – LOCAL: QUADRA RITA GOMES DE OLIVEIRA – EMPRÉSTIMO – MANHÃ

Jogo
Categoria
Grupos 
EQUIPE



EQUIPE
Grupos
Horário
1
Fraldinhas
1º do A
SANTA QUITÉRIA 1

X

SANTA QUITÉRIA 2
2º do B
7H30
2
Fraldinhas
1º do B
GUARACIABA

X

MONSENHOR ATAÍDE
2º do A

3
Sub 14
1º do A
RED BULL

X

SANTA QUITÉRIA
1º do B

4
Sub 14
1º do C
EMILIANO RIBEIRO

X

CARIRÉ
1º do D





SEMIFINAIS FEMININO E SÉRIE A
SÁBADO 29 OUTUBRO – LOCAL: QUADRA RITA GOMES DE OLIVEIRA – BAIRRO EMPRÉSTIMO – NOITE

Jogo
Categoria
Grupos 
EQUIPE



EQUIPE
Grupos
Horário
1
Feminino
1º do A
FOTALEZA CX.DÁGU

X

TALENTO JOVEM
2º do B
19H00
2
Série A
1º do A
OOZE

X

INTERNACIONAL
1º do B

3
Feminino
1º do B
SANTA QUITÉRIA

X

CARIRÉ
2º do A

4
Série A
1º do C
ATLETICO PEDREIR

X

PITBULL
1º do D






FINAIS DE TODAS AS CATEGORIAS – SÁBADO 5 DE NOVEMBRO 

FINAIS FRALDINHAS E SUB 14
SÁBADO 05 DE NOVEMBRO – LOCAL: QUADRA RITA GOMES DE OLIVEIRA – EMPRÉSTIMO – MANHÃ

Jogo
Categoria
EQUIPE



EQUIPE
Horário
1
Fraldinhas


X


7H30
2
Sub 14


X






SÁBADO 5 DE NOVEMBRO – LOCAL: QUADRA RITA GOMES DE OLIVEIRA – BAIRRO EMPRÉSTIMO

Jogo
Categoria
EQUIPE

X

EQUIPE
Horário
Sub 17


X


18h30
Série B
FLAMENGO DO EMPRÉSTIMO

X

RICHESTER

Feminino


X



Série A


X