Tabela do Brasileirão 2011

Tabela do Brasileirão 2011
Tabela do Brasileirão 2011: clique na bola e veja como está o seu time na tabela

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Joelhos a salvo

Joelho a salvo

A ciência inocenta a atividade física da falsa acusação de causar danos nessa articulação importante

Durante uma corrida, o impacto entre o pé e o solo dobra. E essa sobrecarga repercute, sim, no joelho. Mas ele lida bem com o volume extra de trabalho - e, se não há exagero ou alguma contraindicação como as citadas abaixo, sai até no lucro.
Uma revisão de 28 artigos da Universidade  Monash, Austrália, conclui: quem sua a valer tem a junta fortalecida. Ou seja, diferentemente do que muitos imaginam, a cartilagem do joelho é fortalecida pela atividade física.
"A cartilagem, por exemplo, é mais espessa nessa gente". constata Ricardo Nahas, médico do esporte e ortopedista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. " Mas é claro que uma enorme sobrecarga pode causar alterações prejudiciais", alerta.
Está aí mais uma razão para buscar orientação constante de um bom profissional - afinal, só ele é capaz de delimitar os seus limites corretamente e, dessa maneira, deixar seu joelho firme e forte por muito tempo.

Cuidado com...

...obesidade e gestação
O peso de sobra mexe com a posição corporal: a base da coluna vai pra frente e os membros inferiores, durante uma passada, fazem movimentos em forma de arco. E tamanhas modificações acabam exigindo em demasia do aparelho locomotor como um todo.

...lesões anteriores
Elas comprometem certas estruturas e, aí, deixam a articulação pouco resistente aos abalos constantes de uma corrida.

...alterações ortopédicas
Pés desalinhados, pernas fora de eixo e por aí vai dificultam a absorção de impacto.

Marcos Hanry
Fonte: Revista Saúde

JUDÔ: ARTE MILENAR JAPONESA NA DEFESA DO CORPO E DA SAÚDE

Em defesa do corpo

O judô, além da concentração e da disciplina, traz a resistência necessária para dar uma rasteira em vários inimigos da saúde

1) Corpo forte... e equilibrado!
Nessa arte marcial, as pernas e os braços não param quietos. Para sustentar essa ralação, o abdômen trabalha sem parar e por aí vai. Ou seja, toda a musculatura se desenvolve por igual, o que diminui o risco de lesões.

2) Reflexo rápido e preciso
As manobras de ataque e de defesa exigem velocidade e exatidão. Portanto, estimulam uma área do cérebro responsável pelas respostas ágeis. É do que você precisa para enfrentar percalços do dia a dia.

3) Epilepsia sob controle
Na Universidade Federal de São Paulo, Ricardo Arida revisou artigos em busca dos efeitos da luta nessa doença, caracterizada por convulsões e perda de consciência. "Os esportes de contato eram proibidos aos epilépticos. Mas vimos que o judô, na verdade, diminui o número de crises", informa o fisiologista. Acredita-se que isso tenha a ver com a maior produção de endorfinas, que diminuem o estresse, um fator desencadeante dos ataques.

Adversário ou parceiro?

Muita gente com epilepsia tem vergonha dos surtos. E isso as faz evitar o contato com outros. As sessões de judô, geralmente cheias de alunos, ajudam a criar vínculos sociais e, assim, quebrar o isolamento.

4) Um chega pra lá nas fraturas
As quedas são uma das principais causadoras de ossos quebrados — e não dá para evitar todo tropeço. É aí que entra o judô. Afinal, seus praticantes treinam incessantemente o jeito mais harmonioso possível de cair. Com isso, na hora do vacilo, eles instintivamente se protegem, evitando um impacto grande que machucaria o esqueleto.

A osteoporose

Indivíduos com a ossatura frágil devem tomar cuidado com esse exercício. Porém, um estudo holandês sugere que é possível adaptar seus movimentos para saber cair sem forçar nenhuma estrutura.

Marcos Hanry
Fonte: Revista Saúde

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CORPO E SAÚDE: NÃO PODEMOS EXAGERAR NA MALHAÇÃO

c

A malhação é a grande aliada da alimentação balanceada quando o objetivo é baixar o ponteiro da balança. Mas toda atividade física deve ser feita na medida certa e obedecer alguns cuidados, caso contrário, pode ser um tiro no pé. Muita gente se empolga querendo perder peso rápido demais e comete erros que podem não só comprometer o resultado final, mas também trazer prejuízos à saúde. As derrapadas mais comuns de quem começa a malhar querendo eliminar o estoque de quilos a jato. Veja como fugir delas:
1)
Não comer antes de malhar - Isso é um baita equívoco. Afinal, o corpo precisa de energia para se movimentar. "De uma forma ou de outra, ele vai buscar e vai conseguir o que precisa", diz Carlos Klein. O organismo de quem deixa de comer antes de treinar acaba destruindo as proteínas dos músculos para transformá-las em glicose, o açúcar do sangue, e, assim, ter gás extra para o esforço físico. Esse processo é muito mais rápido do que quando o corpo usa a gordura como combustível. O que é péssimo. Afinal, você acaba não enxugando os pneuzinhos e ainda perde massa magra. Uma barra de cereal ou um sanduíche de peito de peru, boas fontes energéticas, são algumas das opções para mastigar na meia hora que antecede a malhação.
2) Cortar radicalmente o carboidrato da alimentação - Já está claro, então, que sem energia o corpo não responde à malhação. Essa energia é obtida principalmente dos carboidratos, encontrado nos pães e afins. Veja o item 1.
3)
Exagerar no treino - Um dos erros mais comuns entre os iniciantes é ir com muita sede ao pote -- ou melhor, à academia ou ao parque. Mas nada acontece da noite para o dia. As mudanças no corpo são lentas e o aumento do volume e da intensidade do exercício deve respeitar os limites de cada um. O ideal é dar a largada com duas ou três sessões por semana para, assim, melhorar a qualidade de vida e começar a ver os primeiros resultados. Mais do que isso, a atividade física desmedida pode ser prejudicial no início do trabalho, causando dores e lesões. É imprescindível fazer uma boa avaliação antes de começar e seguir a orientação de um profissional. Só assim você vai ter certeza de que está se esforçando na dose certa.
4) Fazer muito abdominal (e só abdominal) pensando que a barriguinha vai sumir - Os famosos abdominais apenas fortalecem a musculatura dessa região. Ou seja, não têm nada a ver com perda de gordura localizada. Diminuir a pança depende do gasto calórico total e de uma dieta balanceada.
5) Usar muita roupa para suar mais - Esse é um mito antigo. Começou com os lutadores de boxe, que usavam -- e ainda usam -- esse truque para ficarem mais leves imediatamente antes de se pesarem para uma luta. Mas a perda de peso, nesse caso, acontece simplesmente pela eliminação de líquidos via suor e, logo em seguida, quando o atleta se hidrata novamente, o ponteiro da balança volta ao seu antigo patamar. Não é uma prática saudável, já que com o líquido vão-se embora também os sais minerais. Sem falar no risco de desidratação. Além disso, não traz nenhum resultado positivo para a eliminação de gordura corporal.

Marcos Hanry
Fonte: Revista Saúde

segunda-feira, 18 de julho de 2011

BASQUETE: O esporte mais vitorioso de Varjota nos Jogos Escolares Brasileiros


Equipe sub-17 de 2011
Dionatas, Igor, Michel, Jorge, Allef, Gustavo, Mikael, Bruno,
Paulo Henrique, Alex e o técnico Douglas.

 São 4 títulos regionais, participações em todas as edições dos Jogos Escolares Brasileiros, indo para as finais em quase todos eles. Esta é a trajetória do basquete escolar de Varjota nos Jogos Escolares Brasileiros. 
Neste ano de 2011, não tivemos muita competência para mostrar essa hegemonia no basquete, acho que faltou experiência e uma boa estatura. Tecnicamente tínhamos alguns jogadores muito bons, mas no basquete quem conta muito é o conjunto, onde todos os jogadores tem que ser regular ou bom.
Varjota está passando por uma renovação e acho que já no próximo ano estaremos novamente brigando para chegarmos a final. Mas, é preciso que o basquete nas escolas cresça, tenha mais competições e que haja mais intercâmbio com outros municípios. Sabemos que a galera de Varjota gosta de basquete, é o terceiro esporte da cidade, perdendo apenas para o futebol de campo e o futsal. Isso foi comprovado nos Jogos Abertos do Interior, onde a equipe adulta de Varjota foi medalha de prata e a que melhor representou o município neste evento.
Eu sou um apaixonado pelo basquete, fui eu quem trouxe este esporte para a Varjota, portanto quero vê-lo sempre no topo.
Estou na expectativa de que vamos levantar este esporte, visto que a Secretaria de Esporte de Varjota a partir de agosto, incentivará o basquete em todas as escolas deste município, com torneios e campeonatos. Ficaremos na expectativa de dias melhores para o basquete de Varjota.





















Marcos Hanry - Professor de Educação Física

Varjota: Hegemonia no Futsal

 Jogos Escolares Brasileiros 2011 - Varjota mostra hegemonia no futsal masculino
Impressionante a hegemonia de Varjota no futsal masculino nos jogos escolares 2011. Nas duas categorias 12 a 14 e 15 a 17, a superioridade era nítida diante das outras equipes. Os atletas varjotenses mostraram superioridade técnica e tática, sem levar em conta a garra e a vontade de vencer dentro de quadra. Aliado a tudo isso, alguns atletas de Varjota mostraram talento individual em determinados fundamentos como dribles e chutes, haviam jogadores que faziam diferença quando precisassem deles, o que não se via nas outras equipes.

A equipe sub-17 mostrou uma determinação tática vista apenas em seleções de alto nível, marcava individual quando era preciso, fechava-se no losango quando queria eliminar o pivô adversário e fazia pressão na quadra adversária quando necessário. Na parte ofensiva, com inteligência, aproveitava os erros dos adversários para contra-atacar de forma organizada.






 Na equipe sub-14, não podemos exigir tática nem técnica apuradas, mas mostraram que tem futuro.
Varjota tem essa hegemonia por contar com profissionais que estão sempre atualizados em treinamentos de alto nível, cursos em Fortaleza são comuns para alguns deles, aliado a isso, em nosso município contamos com competições quase que o ano inteiro, isso faz com que os atletas percam um pouco o nervosismo e se adaptem com facilidade em qualquer tipo de competição.
Portanto, esta hegemonia de Varjota não tem segredo, tem sim muita organização técnica, tática, talentos individuais, profissionais competentes e uma secretaria de esportes que fornece uma boa estrutura física para o crescimento deste esporte.















Marcos Hanry - Professor 


domingo, 17 de julho de 2011

Jogos Escolares Brasileiros 2011 - Galera de Varjota é uma explosão de alegria



Calor, avalanche de muriçocas, noites mal dormidas, não foram suficientes para tirar brilho da galera de Varjota que foram representar o município nos Jogos Escolares Brasileiros 2011 em Sobral.
Atletas de Basquete, futsal deram exemplos de como representar o munícípio com dignidade e dedicação. Luta, força de vontade, empolgação foram transformadas em títulos. Teremos representantes em Fortaleza engrandecendo o nome de Varjota no esporte escolar. Estão aí algumas imagens deste evento:




















Marcos Hanry

Liceu de Varjota: Campeão do Futsal 17 anos 2011

A TRAJETÓRIA DOS CAMPEÕES
 Dedicação em quadra, força de vontade, aplicação tática, união e vontade de vencer todos os obstáculos. Essa foi a equipe de futsal sub-17 da escola Liceu de Varjota campeã dos Jogos Escolares Brasileiros 2011 na cidade de Sobral.
A trajetória desta equipe começou quando enfrentamos a equipe de Reriutaba na tarde de quinta 14 de julho. Resultado: vencemos por 6 a 2. Logo depois, na sexta 15 a noite fomos enfrentar a cidade de Ibiapina em jogo duríssimo fisicamente. Resultado: vencemos por 4 a 1. E a trajetória do campeão continuava. Classificávamos para enfrentar uma das favoritas e a dona da casa, Sobral. Talvez, a partida mais emocionante dos Jogos. Varjota vencia por 4 a 3 quando faltando 30 segundos para acabar, Sobral empata. Lá vem a prorrogação, todos exaustos, mas equipe que não deixa de acreditar nunca e não baixa a cabeça, sempre é recompessada. Não deu outra. Faltando 50 segundos para acabar a prorrogação e irmos para os pênaltys, uma bola conduzida pelo Jean, sobra o Lucas baião que de forma precisa manda para as redes. Depois, era só esperar os 50 segundos e comemorar. A comemoração parecia o título. 
Em menos de 24 horas, Varjota já se preparava para a grande final. O adversário só foi conhecido dentro da quadra. Ao chegarmos lá, a surpresa: Forquilha seria a nossa adversária. Não conhecíamos nada desta equipe. Mas os olhos estavam voltados para a equipe sensação do momento - Liceu de Varjota - quando chegávamos nas quadras, percebíamos comentários de elogios. Não deu outra, Varjota Campeã 2011. resultado final. 3 a 2.
Parabéns a todos os atletas, podemos dizer, os melhores da região norte-ibiapaba. Parabéns a quem nos apoio - Prefeitura Municipal de Varjota, Escola Liceu WL e as pessoas que sempre nos desejavam sorte. Mas parabéns mesmo para os protagonistas desta alegria, são eles: Jean com seus dribles desconcertantes, o Lukinhas com seus tiros de canhão, que colocava medo até na bola. O Lucas baião que marcava com perfeição. O Hugo, com sua força de vontade. O Jarles, com a sua canhotinha poderosa. O Mateus, com o seu apoio no ataque e na defesa. O Leozinho, com a sua tradicional garra. O Raí com as suas defesas arrojadas. O Flávio que quando preciva dele, estava pronto para ajudar e o Markley duro na queda que mesmo com o tênis rasgado, mostrou ser um autêntico pitbull. Sem esquecer o Jonatan e o Mazinho, ex-campeões que me ajudaram na formação e na assistência desta equipe. E claro, a Deus que achou que merecíamos chegar lá.
Agora, Fortaleza nos espera!








































Marcos Hanry - Professor de Educação Física e treinador desta equipe campeã.